quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O Prémio IHRU 2008

Pois, em 2008, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana decidiu atribuir o Prémio de Promoção Municipal a um empreendimento promovido pela Câmara do Porto cujos projectos foram coordenados por mim e pelo Arquitecto Helder Casal Ribeiro.
Sabe sempre bem ver o trabalho reconhecido...

Da Publicação:

Apresentam-se os empreendimentos candidatos ao Prémio IHRU 2008 Construção,concluídos em 2007 e promovidos por Municípios e Instituições Regionais, Empresas Privadas de Construção e Cooperativas de Construção e Habitação.

No corrente ano, registaram-se 31 candidaturas, das quais 11 são de Promoção Municipal e Regional, 15 de Promoção Privada e 5 de Promoção Cooperativa.

O júri incluiu representantes das seguintes instituições:

Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, Laboratório nacional de Engenharia Civil, Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas e Ordem dos Engenheiros.

Numa primeira reunião o júri fez uma pré-selecção dos empreendimentos,tendo elaborado um programa de visitas. Na última reunião, efectuada após as deslocações aos empreendimentos seleccionados, o júri decidiu:

Por unanimidade, atribuir o Prémio de Promoção
Municipal, em ex-aequo, aos empreendimentos:

21 fogos nas fontainhas, Porto

promovidos pelo Município do Porto, construídos pela empresa Lúcios – Construção e Obras Públicas, S.A., com projectos e coordenação dos Arquitectos Helder Casal Ribeiro e Amândio Cupido.

Trata-se de uma notável intervenção urbana, marcada por uma excelente qualidade arquitectónica global, pormenorizada e atraentemente diversificada, nos seus diversos espaços e elementos, constituída por edifícios de habitação e comércio e por um edifício de equipamentos, complementados por espaços exteriores adjacentes. O conjunto vem colmatar e dar significado a um vazio urbano expectante, numa acção de referência em termos de preenchimento físico, integração social e diálogo de arquitecturas novas e preexistentes.
Um terreiro de dimensões generosas, com árvores já adultas e excelente equipamento de exterior em madeira, aberto ao rio, destina-se ao lazer e ao convívio em condições de total segurança. O volume edificado apresenta uma imagem sóbria dada pelos materiais das fachadas e pavimentos naturais em harmonia cromática.
No interior das habitações, realça-se a modelação da luz, feita por uma caixilharia de madeira de cuidado e delicado desenho. Há, assim, arquitectura de paisagem
urbana, pormenorizada e humanizada.






Sem comentários: