sexta-feira, 27 de junho de 2008

da existência de Achribun

Na sequência de uma carta enviada ao Provedor do Espectador de Programas da RTP e da qual tivemos conhecimento, iremos contar mais um episódio da História de Achribun.

A carta reza assim:

"Senhor Provedor

O meu nome é Alice Águas e sou Mestranda na Universidade Nova de Lisboa, com Licenciatura em Comunicação Social, sendo o propósito da minha Dissertação o estudo da abordagem feita nos meios de comunicação social à Geografia, não pude deixar de notar o modo ligeiro com que o apresentador do programa "Oriente", (emitido na passada sexta feira na RTP2) Miguel Portas se terá referido às "terras fabulosas da Achribunia", ou "terras de fábula de Achribun", reportando-se em tom irónico ao livro apócrifo "Memórias dum andarilho luso por terras d'Asia conturbada" (Porto, edição de autor, 1978).Este livro é tido como obra de ficção atribuida a Luíz Pacheco. Contudo, parece-me antes que Luíz Pacheco ou outro invés dele, terá recorrido a um outro livro, "Memórias de Viagens pela Ásia" (Porto, edição de Autor, 1973) e escrito por Alexandre Guerra dos Reis (Ilhavo, 1908 - Porto, 1974). Este livro surge nas listagens de catálogos de Nuno Canavarro, mas é omisso nas Bibliotecas Públicas Nacionais (A Biblioteca Pública Municipal do Porto regista a sua entrada em Janeiro de 1974, mas o exemplar está dado como extraviado ou não devolvido) e não consegui ainda ter acesso a nenhum exemplar. Pelos registos da família, pude perceber que toda a edição (1500 ex.) foi entregue para distribuição à Sociedade Nacional de Tipografia, à excepção de alguns exemplares actualmente na posse da família, tendo eu já solicitado um exemplar para consulta. Do que sei sobre Alexandre Guerra dos Reis, nasceu em Ilhavo em 1908, tendo sido Capitão da Marinha Mercante, com actividade ligada à pesca do Bacalhau e posteriormente nas rotas do Atlantico e do Índico. Sabe-se que terá adquirido na Cidade do Cabo, na década de 40, um exemplar anotado do "Atlas do Almirantado Britanico" (Liverpool, 1880) que refere a pp. 144/5 ao Reino de Achribunia. Ficou registado o seu desembarque no Golfo de Benguela em 1949 e crê-se, por ausência de documentação a seu respeito nos três anos seguintes, que se terá embrenhado no interior do território, tendo provalvelmente visitado o Nepal, a Birmânia, o Norte da Índia e o Afeganistão, tendo passado pelas terras de Achribunia referidas na publicação.
Solicito a V. Excia melhor exigência de rigor na informação dada aos telespectadores, porque efectivamente o Reino de Achribun existe e não é uma terra de ficção.

Com os melhores cumprimentos,

Alice Águas"

Sem comentários: