terça-feira, 3 de março de 2009

na academia - Bóris Vian - irei cuspir-vos nos túmulos

Vian escreve muito acerca do amor e das mulheres. Creio que, para ele, só é possível encontrar mulheres bonitas ou mulheres inteligentes. Nunca a fusão desses dois pormenores :)”

Ameixa Seca

O Engenheiro Vian publicou esta obra sob o pseudónimo de Vernon Sullivan. É um dos livros mais fantásticos/perturbantes que já li…

Lou acaba assim:

“Ela contorcia-se como um verme. Nunca me passaria pela cabeça que lhe custasse tanto a morrer; fez um movimento tão violento que eu julguei que o meu antebraço ia desprender-se; dei-me conta de que se apossava de mim uma tamanha cólera que de boa vontade a esfolaria; então, ergui-me para acabar com ela a pontapé, e apoiei todo o meu peso em cima dela, colocando-lhe um sapato de través na garganta. Quando ela deixou de bulir, senti de novo a sensação que pouco antes me assediara.”

Depois desta descrição:

“E havia-se perfumado com uma droga complicada, decerto muito cara; provavelmente um perfume francês. Tinha cabelo castanho todo puxado para um só lado da cabeça e olhos amarelos de gato selvagem num rosto triangular bastante pálido; e cá um destes corpos… Prefiro não pensar nele. O vestido aguentava-se sozinho, não sei como, nem nos ombros nem à roda do pescoço, nada, excepto os seus seios”.




3 comentários:

ameixa seca disse...

Uma citação da minha pessoa? Que privilégio vir à Cambra e ter uma frase minha como introdução a um livro de Vian :) Obrigada excelentíssimo senhor :p
Ainda por cima não é das frases mais agradáveis acerca do senhor he he O melhor de tudo é que ele sempre se tentou colocar na posição das mulheres :) Lembro-me do livro, sob pseudónimo de Vernon também, "Elas não dão por ela" cujas personagens principais tiveram que se vestir de mulheres e mais não digo! Gosto do gajo... mais nada :)

P.s.: A palavra de verificação é bibbi he he O gajo tá em todo o lado :)

cupido disse...

Ameixinha, em rigor, "elas não dão por ela", de "elles se rendent pas compte", magnífico livro de 1950... A minha edição, da relógio d' água é de 2003 e comprada em 2004, com tradução de Pedro Tamen, intitula-se "elas não percebem nada". Haverá alguêm que proponha outro títalu?

Quanto a "citar-vos", achei a frase lapidar para introduzir essa Opus Magnum do Engenheiro Vian. Por outro lado, o link poupou-me uns minutos a escrever :)

(queres transcrever esta troca de com's para a academia?)

ameixa seca disse...

Ok, transcrição de comentários mas sem o bibbi :)